Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Logo do aplicativo de telessaúde Bem Cuidar
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • CONVOCAÇÃO PARA VERIFICAÇÃO DE INSCRITOS COMO PESSOA NEGRA 2020
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • educação de jovens e adultos

Núcleo Regional de Educação de Londrina

Av. Celso Garcia Cid, 658 - Centro,  CEP 86010-490
Londrina - PR |   mapa Localização

NRE Londrina

20/12/2016

SAREH inaugura nova sala de aula no Hospital do Câncer

O SAREH foi idealizado pelo Estado do Paraná com o objetivo de promover atendimentos educacionais aos alunos que se encontram impossibilitados de frequentar a escola regular em virtude da situação de internamento hospitalar ou tratamento de saúde. Com esta iniciativa é possível dar continuidade ao processo de escolarização, a inserção ou reinserção em seu ambiente escolar de origem. Em abril de 2013 o Hospital do Câncer de Londrina selou parceria com o Estado do Paraná/SEED oportunizando assim um atendimento educacional humanizado para seus pacientes que se encontram na faixa etária entre 5 e 18 anos, ou seja, que estejam matriculados entre o primeiro ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio ou mesmo na EJA ou Escolas especiais.

Hoje o SAREH/HCL conta com três professores das áreas de Linguagens, Exatas e Humanas que atuam no período da tarde e 40h para a pedagoga. Este ano de 2016 foram atendidos alunos oriundos de muitas cidades como Maringá, Cianorte, Ivaiporã, São Sebastião de Amoreira, Assai, Arapongas, Rolândia, entre outros. Ao todo foram 54 crianças e adolescentes atendidos. Por mês em 2016 foi uma média de 28 alunos recebendo aulas, as quais somando as três áreas totalizaram em média 150 aulas por mês. As aulas podem ser oferecidas tanto na sala do SAREH como nos leitos, dependendo da condição clínica do aluno/paciente. O uso de adaptações (metodológicas, temporais e avaliativas) acontece durante todo o processo de ensino e aprendizagem, pois os educandos apresentam no percurso necessidades educacionais especiais.

Recursos metodológicos como computadores, notebook, tablete, vídeos, jogos, globo terrestre, entre outros, fazem parte da prática pedagógica diária dos três professores, os quais foram intercalando os conteúdos contidos nos currículos de cada disciplina. Entre as grandes conquistas deste ano, foi à mudança para a nova sala do SAREH totalmente adaptada e ampla o que demonstra o respeito e valorização do hospital para com este serviço.

Em 2016, um dos parceiros do SAREH/HCL foi a empresa Serilon, que se prontificou a reformar e modernizar a sala de aula. Para isso 700 colaboradores depositaram certa quantia em dinheiro em cofres nas lojas da Serilon para posteriormente realizar a compra de materiais listados pelo SAREH, sendo possível no dia 16/12/2016 inaugurar a Nova sala de Aula no Hospital do Câncer de Londrina.

Segundo Ana Cássia Jorge, pedagoga do SAREH, foi um ano de desafios e conquistas sempre permeado do mais genuíno amor.


Fonte: Ana Cássia Jorge

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.