Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • Convocação para verificação de inscritos como pessoa negra
  • atribuição de aulas e funções
  • logo curso técnico
  • logo educação de jovens e adultos
  • pde

Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa

Rua Cyro de Lima Garcia, s/nº - Vila Estrela - CEP 84.050-091
Ponta Grossa - PR | Fone: 42 3219-5400 - Fax: 42 3219-5400  mapa Localização

NRE Ponta Grossa

14/06/2017

Rede Estadual de Ensino participa ativamente da Semana do Meio Ambiente de Ponta Grossa 2017

A Semana de Meio Ambiente de Ponta Grossa 2017, realizada de 03 a 10 de junho, com o tema “O Meu Ambiente Pede Socorro”, teve uma extensa e diversificada programação em diferentes espaços do município. O evento que já está na sua 4ª edição, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa em conjunto com uma comissão organizadora composta por membros de diversas instituições parceiras (Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Fundação de Cultura, Núcleo Regional de Educação, Águas Paraná, SEMA, Diocese de Ponta Grossa e Sanepar), além de contar com o apoio de empresas e instituições que dão condições para a realização das atividades.

Pelo 3º ano o NRE Ponta Grossa integra a comissão organizadora da semana e tem convidado e incentivado as instituições de ensino estaduais e suas comunidades a participar mais ativamente da programação e desenvolver atividades de Educação Ambiental com seus estudantes e servidores.

Um dos focos da semana 2017 foi a Bacia Hidrográfica do Arroio Olarias, que está inserida em meio ao espaço urbano de Ponta Grossa e vem recebendo uma grande obra, a construção dos Lagos de Olarias. Desta forma, diversos investimentos relacionados ao saneamento e infraestrutura da região foram realizados, mas ainda são necessários esforços para que a qualidade ambiental seja melhorada.

A primeira ação da semana, no sábado 03/06 à tarde, teve o intuito de sensibilizar, em relação à destinação dos resíduos sólidos e à necessidade da ligação adequada das moradias à rede de esgoto, as comunidades de moradores que vivem próximas a alguns trechos do arroio Olarias. Com a participação da comissão organizadora e instituições parceiras, a ação contou com estudantes, professores, pedagogas e diretores dos colégios/escolas estaduais Jesus Divino Operário, José Elias da Rocha, Polivalente, Regente Feijó e Senador Correia, que somados visitaram mais de 160 moradias. Nesta mesma ação, homens do Exército, em conjunto com voluntários das instituições participantes, realizaram a limpeza de parte da área onde será construído um dos lagos, recolhendo mais de uma tonelada de materiais recicláveis. Estes materiais foram trocados por frutas e verduras do Programa Feira Verde da Prefeitura Municipal e foram destinados a instituições beneficentes.

Durante a semana, estudantes e professores do Ensino Médio dos colégios estaduais J. R. Von Borell du Vernay, José Elias da Rocha e Polivalente, que receberam formação prévia, realizaram diariamente oficinas com o tema Compreendendo os Caminhos das Águas, com estudantes de 1 escola municipal e de 1 estadual que se situam dentro da Bacia do Arroio Olarias, totalizando 10 instituições atendidas. Com a utilização da história de um livro infantil, as temáticas abordadas foram as bacias hidrográficas, a sensibilização para a valorização dos recursos hídricos e a necessidade de maiores cuidados com a destinação dos resíduos sólidos e do esgoto residencial. Em duas tardes, no Centro de Cultura, foram exibidos filmes com abordagem ambiental, onde estudantes da rede estadual puderam assistir e debater.

Os/As docentes da rede estadual e municipal também puderam participar da Oficina de Jogos Pedagógicos, realizada pela Sanepar, e da Oficina de Planejamento de Atividades de Educação Ambiental no âmbito da Bacia Hidrográfica, ambas ofertadas em 2 ocasiões. Esta última foi promovida pelo NRE Ponta Grossa em parceria com as Faculdades Ponta Grossa, que sediou o evento, no seu campus dentro da Bacia do Arroio Olarias, o que facilitou a interação com o espaço de estudo e a realização de atividades educativas em trilhas na floresta. Além de poderem debater os documentos legais e conceitos orientadores da Educação Ambiental (EA) no âmbito nacional e estadual, os/as docentes puderam conhecer um pouco mais sobre metodologias interdisciplinares de EA, bacias hidrográficas e o reconhecimento das características da Bacia do Arroio Olarias.

No período noturno, ao longo da semana, foi realizada uma programação bastante variada no Centro de Cultura, iniciando com a abertura no Dia Internacional do Meio Ambiente, 05/06, com a presença de autoridades locais e uma breve explanação da Diocese de Ponta Grossa sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2017, Biomas Brasileiros e Defesa da Vida. Na noite de 06/06 foram realizadas apresentações de projetos de EA de instituições de diferentes etapas e níveis de ensino, onde a rede estadual do município foi representada pelos projetos dos colégios Bento Mossurunga, José Elias da Rocha e Borell du Vernay.

A recepção de todas as noites foi feita por estudantes do Curso Técnico de Secretariado do Colégio Regente Feijó e iniciadas sempre com uma apresentação artística. Dentre as quais, destacamos a participação do professor da rede estadual e músico, Silvestre Alves, que tocou algumas de suas canções que exaltam as belezas naturais da região e do estado e a necessária conservação destes ambientes, e também, a premiada fanfarra do Colégio José Elias da Rocha que já ganhou notoriedade local e trouxe parte do seu repertório para encantar os presentes. Nas demais noites, palestras e apresentações de diversas instituições dentro da temática ambiental enriqueceram o evento e contaram sempre com a participação de estudantes e profissionais da rede de ensino estadual.

Assim, ressaltamos a efetiva participação da rede estadual nas atividades da semana e aproveitamos para agradecer todas as instituições envolvidas, tanto da comissão organizadora como das parcerias e apoios que tivemos para todas as atividades. A soma de esforços e o compartilhamento de experiências veio engrandecer e reforçar a dedicação à sustentabilidade e à educação ambiental.

Seguem algumas matérias jornalísticas que retratam parte das atividades realizadas:

Sensibilização Arroio Olarias Paraná TV 1ª Edição - http://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/paranatv-1edicao/videos/t/edicoes/v/secretaria-de-meio-ambiente-afirma-que-todos-os-arroios-de-ponta-grossa-estao-contaminados/5915932/
Sensibilização Arroio Olarias Paraná TV 2ª Edição - g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/paranatv-2edicao/videos/t/ponta-grossa/v/mutirao-retira-1-tonelada-de-lixo-do-arroio-de-olarias-em-ponta-grossa/5915952/
Sensibilização Arroio Olarias -   http://site.sanepar.com.br/noticias/projeto-estimula-acoes-de-meio-ambiente-em-ponta-grossa
Oficina Compreendendo os Caminhos das Águas – CE Polivalente - https://www.youtube.com/watch?v=1nzL-QjBGtU
Oficina Compreendendo os Caminhos das Águas – CE José Elias da Rocha https://www.youtube.com/watch?v=rbe-X6r4e5s
Formação Docente NRE Rede Estadual - http://www.faculdadespontagrossa.com.br/site/professores-da-rede-estadual-participam-de-curso-sobre-meio-ambiente-na-facpg/
Formação Docente NRE Rede Municipal - https://www.youtube.com/watch?v=AVqSIyKUX8E
http://site.sanepar.com.br/noticias/sanepar-participa-da-semana-de-meio-ambiente-em-ponta-grossa
www.faculdadespontagrossa.com.br/site/facpg-no-encerramento-da-semana-do-meio-ambiente/


Fonte: Prof. Pablo Rodigheri Melek

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.