Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • imagem de acesso ao aviso do OBA
  • Imagem de acesso à página do Conae
  • segundo período de ordem de serviço 2018
  • Escola Interativa Recursos Digitais
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • pacto nacional pelo ensino médio
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
  • rede escola

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Avenida Tiradentes, 1001 - Centro - CEP 85900-230
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

17/04/2019

INSTITUIÇÕES DO NRE TOLEDO REALIZAM AÇÕES DE COMBATE AO BULLYING

No dia 07 de abril foi comemorado o dia nacional de combate ao Bullying. Várias instituições de ensino realizaram atividades em apoio a essa data. O Bullying é uma situação que vem se agravando nos últimos anos, e acarretando consequências sérias a formação do indivíduo no ambiente escolar. Assim o trabalho de prevenção e combate tem sido intensificado pelos estabelecimentos de ensino para trabalhar a empatia, compaixão e sensibilização das pessoas com relação ao próximo.

Nesse contexto, o Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Professor Jaime Rodrigues de Guaíra, através do presidente Alyson Vinicius Xavier de Lima e da Coordenação da Equipe Diretiva, desenvolveu um trabalho na escola de conscientização dos malefícios causados pelo Bullying e de combate a apologia à violência. Dentre as ações, foi realizado um teatro denominado “A Caixa” onde o roteiro consistia em um grupo de amigos que oferece ajuda para um colega que está passando por uma situação de Bullying através de conversas motivadoras, e levar ao conhecimento de professores, diretores e autoridades para providências. Esse teatro foi uma ação relevante na percepção dos alunos para situações de risco que outros colegas possam estar vivenciando e para alertar a comunidade em geral sobre os malefícios causados em decorrência de brincadeiras de cunho preconceituoso e ofensivo.

Além da Caixa, o Grêmio estudantil organiza atividades recreativas na escola que proporcionam a interação entre os educandos, mensagens de amizade e paz na rádio escola, brincadeiras como “caça aos ovos”, confecção de ovos de páscoa com a utilização das cascas de ovos da merenda escolar, dentre outras atividades. O Grêmio possui o papel incentivador e motivador dentro do ambiente escolar, auxiliando o trabalho pedagógico uma vez que crianças motivadas e seguras tendem a ter uma melhor aprendizagem.

Outra ação relevante nessa data foi a do Colégio Estadual Presidente Roosevelt que incentivou os alunos a elaborar cartazes de alerta sobre o Bullying que posteriormente foram colados nas paredes de todo o estabelecimento, e também organizou uma palestra com a Promotora do município Amanda Ribeiro dos Santos sobre a importância do combate ao Bullying no ambiente escolar.

O Colégio Estadual Quatro Pontes levou os alunos a uma palestra na Câmara Municipal do município, com o tema voltado ao autoconhecimento e autoajuda alusiva ao dia nacional de combate ao Bullying, ministrada pela Psicoterapeuta Sara Susana Pinheiro Côrtes. Na oportunidade ainda fizeram rodas de conversas na praça, com instrumentos e canções.
        


Fonte: Jaqueline B. R. Gallo. CE Jaime Rodrigues e CE Pres. Roosevelt. CE Quatro Pontes

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.