Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Coronavírus 2020
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Imagem de acesso ao Resultado de Verificação de Pertencimento Étnico Racial
  • NRE Cianorte - CONVOCAÇÃO PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Cianorte

Avenida Brasil, 2185 - CEP 87.201-100
Cianorte - PR | Fone: 44 3619-8100 - Fax: 44 3619-8101  mapa Localização

NRE Cianorte

04/12/2019

Alunas de Cianorte participam da Caravana da Cidadania do Programa Geração Atitude em Curitiba

     A última etapa do projeto Geração Atitude chegou ao fim no dia 21/12 com a participação de 32 alunos selecionados pelo programa. Como prêmio os alunos selecionados levaram para casa noções de cidadania e ampliação do conhecimento. Os 32 estudantes viajaram para Curitiba para participarem das atividades da Caravana da Cidadania que encerraram o projeto deste ano, os 32 selecionados do projeto Geração Atitude conheceram as instalações dos Poderes Judiciário e Executivo, além do Museu Oscar Niemeyer e outros pontos turísticos de Curitiba.

     Segundo a coordenadora do Geração Atitude na Secretaria de Estado da Educação (SEED), Ronise Feuser, a Caravana da Cidadania coroa um trabalho que se inicia no início do ano letivo, com os professores e alunos debatendo política, recebendo os promotores públicos e elaborando os projetos de lei.

     No núcleo de Cianorte duas escolas tiveram os projetos selecionados, ambos coordenados pela professora de sociologia Solange Mezavilla Fontes. Uma das selecionadas, a aluna Kethilyn Eduarda Ribeiro Lírio, do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, que apresentou o projeto de lei  que Estabelece que cada Instituição de Ensino capacite professores e/ou funcionários com o curso de Primeiros Socorros nos relatou que  a ideia principal do seu projeto é preparar um socorrista dentro do ambiente escolar para que em casos de acidentes essa pessoa esteja capacitada para dar o atendimento de primeiros socorros.

     A aluna não se continha de felicidade ao ter seu projeto selecionado de um total de 262 projetos enviados à ALEP “De início não acreditei que tinha sido finalista do projeto geração atitude. Só tive certeza mesmo quando eu estava lá participando das programações. Foi muito gratificante participar, reforçar quais são os processos pra uma lei entrar em vigor e ficar por dentro de como tudo aquilo acontece.  Nunca tinha ido a Curitiba e foi muito legal conhecer aquela cidade, passear em alguns pontos turísticos e fazer parte do projeto.”

     Já o projeto da aluna Julia Vitória Castro da Silva do Colégio Estadual Dom Bosco,  estabelece que cada Instituição de Ensino realize palestras sobre Educação Financeira. Para a aluna o objetivo do seu  projeto é preparar os alunos do Ensino Médio para o mercado de trabalho, pois, vivemos em uma sociedade onde o marketing é extremo, onde o capitalismo e o consumismo andam de mãos dadas, uma sociedade na qual as pessoas compram muitas coisas que realmente não precisam, e então entra a Educação financeira para dar auxílio aos jovens e para terem noção sobre as coisas.  

     A sensação de alegria da aluna se resume na sua fala “Eu não acreditei que tinha sido finalista do projeto geração atitude. Só me dei conta quando eu estava lá, quando estava no plenário rodeada de pessoas de vários lugares diferentes e fiquei extremamente contente. Foi muito importante pra mim ter participado, vi como as coisas realmente acontecem e todo o processo de um projeto de lei. Eu nunca tinha ido a Curitiba e foi muito legal conhecer a capital, os pontos turísticos e ver tudo que a cidade tem a oferecer.”

     Trinta e dois projetos foram selecionados para a última fase da iniciativa, entre um total 262 propostas desenvolvidas pelos estudantes da rede pública estadual de 202 colégios. Esta é a 5ª edição da iniciativa, que faz parte do programa Geração Atitude, que tem como  objetivo  estimular o debate entre os jovens de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação de cada uma das instituições envolvidas no projeto. Compreendendo melhor todos esses assuntos os jovens assumem o papel de agentes transformadores na sociedade em que vivem.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.