Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • Pessoa negra 2021
  • Detalhamento das aulas e vagas disponíveis nas escolas.
  • Acesso ao PDF que contém a oferta de cursos do Celem
  • Logo Grêmio Estudantil
  • Logo AETE
  • Imagem Eptec

Núcleo Regional de Educação de Maringá

Avenida Paranavaí, 665 - Zona 06 - CEP 87015-630
Maringá - PR | Fone: 44 3218-7100  mapa Localização

NRE Maringá

08/12/2017

Projeto “Visão de Liberdade” - premiação para CAP/Maringá

O projeto ‘Visão de Liberdade’, realizado na Colônia Penal Industrial de Maringá e coordenado pelo CAP de Maringá, com apoio do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg) de outros órgãos e entidades, é o vencedor da 14ª edição do Prêmio Innovare 2017, na categoria Justiça e Cidadania. O prêmio foi recebido pelo presidente do Conseg, Antonio Tadeu Rodrigues.

O presidente do Conseg, coronel Antonio Tadeu Rodrigues, disse que recebeu a notícia com muita alegria e que este é um projeto de mão dupla, porque além de favorecer os alunos com deficiência visual por receberem material didático apropriado, é uma importante ação de recuperação e ressocialização dos detentos: “Projetos como o Visão de Liberdade merecem destaque porque é extremamente necessário dar ao detento condições de se tornar um indivíduo melhor e pronto para voltar a viver em sociedade. É uma alegria e muito gratificante receber o prêmio”, enfatiza Rodrigues.

Entre as 710 práticas inscritas, 12 finalistas foram selecionadas e concorreram em seis categorias: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, e Justiça e Cidadania. Trata-se da premiação mais importante da justiça brasileira, que reconhece e busca disseminar práticas que contribuem para modernizar a justiça do País.




Projeto “Visão de Liberdade”


O CAP- Maringá tem em sua proposta o objetivo de oferecer subsídios aos sistemas de ensino, implementando a oferta de material em Braille e adaptados para os estudantes com deficiência visual inseridos no ensino regular realizarem as leituras. No entanto, o processo educativo envolve outros tipos de leituras e outros materiais adaptados necessários ao desenvolvimento acadêmico do educando com deficiência visual.

Visando atender aos objetivos e as diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Educação Especial no que se refere ao atendimento das necessidades educacionais especiais das pessoas com deficiência visual em sua dimensão não só educativa, mas também sócio-cultural, firmou-se o Termo de Cooperação nº 046/04 SEJU/DEPEN e SEED/CAP, envolvendo os seguintes trabalhos:

- digitação de livros paradidáticos;

- confecção de matrizes em relevo;

- gravação de livros falados .

Desde 2004, os detentos confeccionam livros digitados para impressão em braille, livros falados, materiais em relevo, maquetes e jogos adaptados, entre outros materiais que são encaminhados para os alunos cegos de escolas públicas. O material é distribuído para 127 municípios do Paraná atendidos pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP).

Até este ano já foram produzidos pelos detentos custodiados na penitenciária mais de 84 mil materiais didáticos em relevo, 453 livros e 54 apostilas digitados, 126 livros falados e 12 apostilas. Além dos municípios atendidos pelo CAP, o projeto envia materiais para todo o Brasil, inclusive para uma biblioteca pública da cidade de Sobreda, em Portugal.

São parceiros do projeto a SEED, NRE de Maringá; a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, a Associação Maringaense de Amigos do CAP – Amacap; o Departamento Penitenciário do Paraná, a Receita Federal de Maringá; a Fundação Banco do Brasil; o Instituto Viva Cidadania; a Justiça Federal de Maringá e a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.