Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • Pessoa negra 2021
  • Detalhamento das aulas e vagas disponíveis nas escolas.
  • Acesso ao PDF que contém a oferta de cursos do Celem
  • Logo Grêmio Estudantil
  • Logo AETE
  • Imagem Eptec

Núcleo Regional de Educação de Maringá

Avenida Paranavaí, 665 - Zona 06 - CEP 87015-630
Maringá - PR | Fone: 44 3218-7100  mapa Localização

NRE Maringá

13/11/2018

FICIENCIAS 2018

Os projetos selecionados para a final foram:

Título do projeto Orientadores Alunos
1 UNDERWATER: Tratamento para reuso da água da chuva
Orientadores: Erinaldo Sanches Nascimento e Afife Hijaze Capel Maysa Ribeiro Macedo
Alunos: Jhonatan Bueno Jorge, Maysa Ribeiro Machado e Natani Camila Holanda Cabral

2 HERO PROJECTOR: O robô projetor
Orientadores: Waldir H. Fernandes de Souza e Erinaldo Sanches Nascimento
Alunos: Ryan Gabriel Araújo Pereira eLilian dos Santos Linares

3 BLIND VISION
Orientadores: Fabiana Calisto Trevisan e José Roberto Villar Parra
Alunos: Vitoria Camargo da Silva eJoão Hadrian Ferreira Cardoso

4 ORAENGINE: Motor V 8
Orientadores: Vanda Maria Lombardi Bariviera e Rafael Alves Florindo
Alunos: Lucas Garcia Losano, Gabriel Silva de Souza e Cinara Daniele Silva Costa

5 SERAP: Sistemas de energias renováveis e aproveitamento pluvial
Orientadores: Jean A. de Almeida Soares e Rafael Alves Florindo
Alunos: Igor Henrique Salviano da Silva, Jhonatan Fiqueiredo dos Santos eThaina Gomes de Andrade


DEPOIMENTO DE PROFESSORA E ALUNOS
“Como professora do núcleo comum (Língua Portuguesa), meu auxílio durante a escolha e execução do projeto foi limitado. Fiquei mais no incentivo e apoio ortográfico. Portanto a significação maior aconteceu na FICIENCIAS, pois se coloca à prova todas as expectativas, deficiências e dificuldades inimagináveis, tornando-se uma experiência ímpar, troca de informações e uma socialização inacreditáveis. As dificuldades enfrentadas antes da ida, com a falta de recursos ficam superadas com a emoção que a feira proporciona. Isso motiva e contagia para o ano de 2019 e esperamos conseguir estender essa motivação para os que não foram. Importante também foi o auxílio da SEED. E por fim essa oportunidade estreita os laços entre professor/aluno, cria-se uma autoconfiança e cumplicidade mútua. Professora Vanda Lombardi Bariviera, do Colégio Estadual Antônio Francisco Lisboa da cidade de Sarandi, NRE de Maringá.”

“Participar do FICIENCIAS é uma experiência incrível que todo aluno deveria viver. O networking que o evento proporciona é excepcional e a abertura de mente que os projetos concorrentes trazem é essencial para o desenvolvimento científico nos dias de hoje. A bolsa, apesar de ter sido um pouco apertada, foi de suma importância para a viagem e a estadia, já que poucos podem se sustentar durante os dias fora. Seria interessante que ela chegasse antes da viagem, já que o ressarcimento não é a melhor opção para todos os alunos.O comprometimento da SEED, do NRE, do CEAFL fizeram tudo isso possível e o agradecimento virá com a exaltação do nosso estado. Igor Henrique Salviano da Silva, SERAP, CEAFL, Sarandi - NRE Maringá.”

“Meu nome é Vitoria Camargo e estou cursando o terceiro ano do ensino técnico integrado. Em minha opinião é de extrema importância a vivência que tivemos em meio a viagem a Foz do Iguaçu por conta do evento FIciencias. O evento me proporcionou ótimas experiências como aluna e futura profissional na área de informática. No evento pude ver a importância de desenvolver um projeto e como é compensador estar presente em um evento cheio de oportunidades como o FICIENCIAS. Além da forma que isso engloba meu currículo e de uma forma muito gratificante que levo o nome da minha cidade e do meu município. Além de conhecer novas formas de ajudar a sociedade e mostrar meu projeto para outras pessoas, nós fizemos muitas amizades com pessoas de diversos países. Após a demonstração do meu projeto Blind Vision , fiquei muito grata com a premiação de 2° lugar em avanço tecnológico. Espero levar o nome de Sarandi e do Colégio Antônio Francisco Lisboa para muitos outros locais.”

“Para mim a viagem em si foi muito legal e divertida, a feira foi um novo contato com a Ciências e inovações, um lugar onde fiz muitos amigos do Brasil e de fora dele, e novas idéias e inspirações para novos projetos que viram. Agradeço ao empenho da SEED e NRE de Maringá. A bolsa individual foi muito boa, mas só que poderia ter vindo antes para o pagamento antecipado do transporte e alimentação. Maysa Ribeiro Macedo, Projeto: Under Walter”

Neste ano houve a participação de alunos da rede municipal de Foz do Iguaçu, no FICIENCIAS KIDS, que também demonstraram muito conhecimento e segurança no trabalho desenvolvido.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.