Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • Pessoa negra 2021
  • Detalhamento das aulas e vagas disponíveis nas escolas.
  • Acesso ao PDF que contém a oferta de cursos do Celem
  • Logo Grêmio Estudantil
  • Logo AETE
  • Imagem Eptec

Núcleo Regional de Educação de Maringá

Avenida Paranavaí, 665 - Zona 06 - CEP 87015-630
Maringá - PR | Fone: 44 3218-7100  mapa Localização

NRE Maringá

21/03/2019

REUNIÃO PARA COMPARTILHAMENTO DE AÇÕES E ORIENTAÇÕES PARA A EQUIPE DE TRABALHO DO NRE MARINGÁ

REUNIÃO PARA COMPARTILHAMENTO DE AÇÕES E ORIENTAÇÕES PARA A EQUIPE DE TRABALHO DO NRE MARINGÁ

Nesta quarta-feira, 20 de março de 2019, foi realizada uma reunião interna do NRE Maringá para compartilhamento das ações em andamento dentro dos diferentes setores. A reunião teve como objetivo principal o compartilhamento das atividades e a visualização do conjunto de iniciativas colocadas em prática para apoiar o ambiente escolar em suas diversas necessidades.

Inicialmente o Chefe do NRE, professor Luciano Pereira dos Santos, apresentou o Organograma do NRE lembrando que este será alterado oportunamente quando das definições por parte da SEED/SUED. Em seguida a coordenadora da Equipe Pedagógica Gabriela de Angelis Barros apresentou aos presentes ação pedagógica em desenvolvimento pelo NRE a partir da coordenação e orientação do Departamento de Acompanhamento Pedagógico/SEED, denominada Tutoria Pedagógica, que consiste em acompanhamento muito próximo de 49 escolas do NRE Maringá, com foco no fortalecimento de liderança, gestão pedagógica e aprendizagem. A partir da tutoria pedagógica, tem-se como principal objetivo o avanço no desempenho da aprendizagem dos estudantes.

O Setor Estrutura e Funcionamento e Documentação Escolar a partir da técnica Érica e a técnica Silvana fizeram a explanação sobre o acompanhamento realizado da vida legal da escola e estudantes. A técnica Alvarina relatou as ações em andamento no Setor SERE, vinculadas a inserção de dados de matrículas de alunos, turmas, censo escolar. Informaram da inclusão, no SERE, quanto a situação de alunos com deficiência, inclusão de laudos, sendo essa uma ação realizada com as escolas em parceria com o Setor de Educação Especial. O Setor de Logística por meio da técnica Telma, fez a exposição sobre o andamento das demandas que atendem quanto a matrícula, transporte, alimentação escolar, livro didático, permissão e cessão de uso, programa Leite das Crianças. Destacou a inovação em relação ao CEVE (Cadastro de Reserva de Vaga), que torna o processo de espera de vagas nas escolas estaduais do Paraná mais justo e transparente. Os pais ou responsáveis preenchem o cadastro diretamente na escola de preferência e o próprio sistema SERE classifica o aluno de acordo com os critérios estabelecidos na Instrução de Matrícula.

O Setor de Capacitação, a partir das informações apresentadas pela técnica Verdi, relatou as ações de processos de formação continuada organizados pela SEED. O Setor Edificações e Brigada Escolar, representado pela técnica Grazielle, apresentou as obras e reformas em andamento, bem como o processo de formação e acompanhamento vinculados a Brigada Escolar nos Estabelecimentos de Ensino. O Setor de Recursos Humanos apresentou as demandas atendidas pelas profissionais vinculadas a Distribuição de Aulas, retratadas pela técnica Margarete. As ações sobre profissionais temporários, tais como, PSS foram esclarecidas pela técnica Karina. A vida legal dos profissionais da ativa, vinculadas ao Setor Movimentação de Pessoal, foi retratada pela técnica Elisângela. O técnico Issao e a técnica Edvane relataram informações sobre pagamento dos servidores, acompanhadas pelo Setor SAE. O Setor Aposentadoria foi representado pela técnica Ivone que indicou os procedimentos vigentes para o processo de aposentadoria. Na sequência o Setor Paraná Previdência, por meio da técnica Eliane esclareceu sobre os atendimentos realizados aos servidores aposentados.

O Setor de Protocolo, a partir da técnica Regina indicou os trâmites atuais para protocolo físico e digital. O Setor CRTE Técnico esclareceu sobre as demandas e prioridades de atendimento em função de prazos estipulados pela mantenedora. Sendo o atendimento do setor frente ao parque tecnológico das escolas e NRE, quanto a manutenção e instalação de equipamentos bem como o acompanhamento dos espaços onde acontecerão os exames online.

O Setor Financeiro, foi representado pelo técnico Murilo que apontou as ações em andamento quanto aos recursos federais destinados aos Estabelecimentos de Ensino, Fundo Rotativo e Prestação de Contas, pontuando algumas alterações importantes para o momento de composição das prestações de contas por parte das escolas.

O Setor de Ouvidoria/Jurídico a partir da técnica Solange retratou os atendimentos realizados quanto a mediação de conflitos, processos administrativos e sindicâncias.
A professora Simone Cristina Turke, Assistente Técnica, realizou esclarecimentos sobre as atividades desempenhadas pelos servidores Agente I, em conjunto com essa equipe. Em seguida o técnico Paulo fez repasse quanto a APMF e Grêmio Estudantil, momento em que o professor Luciano enfatizou a necessidade de orientação às escolas sobre a importância da composição e funcionamento das instâncias colegiadas que auxiliam na gestão escolar e contribuem para a concretização da gestão democrática prevista na legislação.

O Chefe do NRE, professor Luciano Pereira dos Santos fez a apresentação do Protocolo de atendimento à violência sexual e doméstica contra crianças e adolescentes em Maringá, retratando a atuação obrigatória dos agentes públicos, conforme disponibilizado no link www2.maringa.pr.gov.br/…/nota-crianca-adolescente.pdf, reforçando que este procedimento pode ser orientado com detalhes pelo Setor Socioeducacional. Neste momento, o Chefe do NRE Maringá foi incisivo ao afirmar que ações efetivas estão sendo encaminhadas para combater a prática de abuso ou violência sexual e toda denúncia deve ser averiguada criteriosamente para apurar a veracidade e devida responsabilização dos possíveis envolvidos nesta prática reprovável.

O professor Luciano Pereira dos Santos, fez orientações aos presentes, ressaltando a prioridade de todo o atendimento realizado pelo NRE para objetivar o auxílio à gestão das escolas em prol da aprendizagem dos estudantes. Reforçou ainda a necessidade de apoio às escolas para observação e a retomada das obrigações e proibições retratadas pelo Estatuto do Servidor, a fim de evitar equívocos e colaborar para ações assertivas na orientação de situações complexas, principalmente, na condução da gestão financeira, pedagógica e administrativa das unidades escolares, alinhando as ações para que possam corroborar para uma melhoria no atendimento de toda a comunidade escolar, mas viabilizando o crescimento pedagógico das unidades escolares e a consequente melhoria dos índices da educação básica. Concluindo a reunião, o professor Luciano fez a apresentação da Resolução nº 995/2019-GS/SEED que flexibiliza o cumprimento do horário do profissional pedagogo e aproveitou para dizer da importância desta medida e neste momento destacou que as atuais notícias sobre a educação e os momentos tristes retratados na imprensa nacional exigirão respostas que terão suporte no setor pedagógico e no apoio dado às escolas, por toda a rede de proteção à criança e ao adolescente, para superarem este momento em que a sensação de insegurança está aflorada, orientando para que toda atenção seja dada no sentido de levar tranquilidade ao ambiente escolar.
Segue link do Protocolo de atendimento à violência sexual e doméstica contra crianças e adolescentes em Maringá: http://www2.maringa.pr.gov.br/…/nota-crianca-adolescente.pdf
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.