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NRE Loanda

08/08/2016

Xadrez Escolar

O xadrez pode ser considerado uma grande prática escolar, utilizada como conteúdo da disciplina de Educação Física, entre outras que também podem utilizar de seus benefícios como recurso de aprendizado. Seu processo de ensino e aprendizagem é um dos mais complexos para ser aplicado na sala de aula, devido a uma dinâmica do jogo rica de informações, a qual precisa se conectar nas suas mais variadas relações reflexivas. O aluno terá que juntar seus inúmeros elementos, movimento das peças, jogadas, ataque, defesa, construção de estratégias, exigindo ações de muito empenho dos jogadores. Isso favorece o trabalho dos professores, pois ao aproximarem suas aulas deste momento específico do Xadrez e, diante as dificuldades enfrentadas no ambiente escolar, podem, por meio dessa prática, conquistar seus alunos para os diversos benefícios que o jogo proporciona.
Assim, tem-se um conteúdo escolar que oferece caminhos diferenciados para cativar, motivar, e, principalmente, fomentar o aprendizado de modo significativo aos alunos.
Uma grande questão para esse aprendizado é a visualização do jogo, a compreensão de sua dinâmica, o bom relacionamento social nas atividades corporais. Um caminho para realização desse jogo, foi a invenção do xadrez gigante, o que permitiu envolver melhor as crianças, e se tornou um recurso metodológico importante para a Educação Física, tendo em vista que além da individualidade do aprendizado, o jogo permite um envolvimento reflexivo, estratégico/intelectual de modo social, os alunos têm que compartilhar pensamentos, conseguem visualizar de modo amplo, concreto, num contexto maior, há uma melhoria da interação social entre os alunos, alunos e professor, algo que se expande com o xadrez gigante.
Ocorre que este jogo é caro para a realidade escolar, tornando-se difícil para os professores de Educação Física colherem os benefícios que o mesmo pode proporcionar aos alunos. Mas, diante das realidades distintas, diferenciadas, surge a criatividade de nossos professores, que precisam ser valorizados pelo empenho em procurar caminhos, encontrar meios para trazer o que é “o melhor possível para nossos alunos”, exaltando-se tal ação com respeito a iniciativa dos professores, cabendo-nos extremo interesse em divulgar os caminhos encontrados para contribuir com o trabalho de todos, demonstrando a Educação como algo para todos, valorizando o compromisso educacional de compartilhar ações e empreender esforços para oferecer um bom caminho para o futuro dos alunos da rede pública de educação.
Seguem, abaixo, as fotos do trabalho dos professores Maycon Rodrigues Bono e Luciana Costa, do Colégio Estadual Reynaldo Massi, que confeccionaram o xadrez gigante com peças de papelão, recortando os desenhos e esquematizando para formar a peça para a mesma ficar em pé no tabuleiro, este, pintado no chão e constantemente reformado como observado nas fotos. Com o intuito de divulgar e compartilhar uma boa ação pedagógica, tem-se, aqui, uma sugestão metodológica com esta ação.


Fonte: NRE Loanda

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